Os horários estabelecidos para entrada e saída no emprego devem ser observados de forma rigorosa pela empregada. Se possível, oriente a sua funcionária a justificar os atrasos e as faltas com antecedência para que você não fique na mão.
E, a não ser que ocorra algum imprevisto, a mesma não deve ficar depois do horário no emprego ou terá direito às horas extras.
Não se esqueça que a marcação de ponto é obrigatória pela PEC e deve ser encarada como uma das regras para empregada doméstica. No caso de uma eventual disputa trabalhista ela será uma grande aliada do patrão.
2.Comunicação entre as partes
O diálogo é crucial para o bom convívio de todos, esteja próxima e disponível para que a empregada relate suas dificuldades e outras questões relacionadas ao serviço.
Oriente-a para que lhe avise com antecedência sobre os itens que faltarem. Dessa forma, você evitará perder tempo tendo que ir ao supermercado várias vezes na semana.
3.Respeitar exatamente o que foi combinado
Para que a relação de trabalho seja harmoniosa, é preciso esforço das duas partes no cumprimento do que foi acordado. Você, como patroa, tem a obrigação de seguir a lei e conceder todos os direitos e benefícios exigidos para a empregada
Seja o exemplo e a primeira a cumprir com a palavra. Assim, conquistará a confiança da empregada e a tendência é que ela também seja correta em suas ações.
Crie uma lista de tarefas diárias para que o serviço da empregada seja otimizado e ela não perca tempo com afazeres menos urgentes. Tente detalhar o máximo possível como o trabalho deve ser executado.
Para cada item da lista descreva, por exemplo, os produtos de limpeza a serem usados, o que evitar e como limpar.
Outra forma de melhorar o desempenho da empregada doméstica é criar uma espécie de planilha ou quadro com as tarefas agrupadas por ordem cronológica detalhando a periodicidade de cada afazer.
Deixe esse quadro em um local visível para que ela faça um checklist de tudo o que já cumpriu naquele dia, na semana e no mês de trabalho.